terça-feira, 29 de maio de 2012

Heresias que mudam de roupa


Marcião, um homem rico, filho do bispo de Sinope, na região do Ponto, na Ásia Menor, é um conhecido herege da igreja no século 2. Para Marcião (ilustração acima), somente Paulo conseguiu entender o Cristianismo. No canon que compilou, Marcião incluiu dez epístolas de Paulo (sem as pastorais) e o evangelho de Lucas, mas excluiu todas as passagens que dessem a entender que Cristo considerava o Deus do Antigo Testamento seu Pai ou de alguma maneira era relacionado com Ele.

Seu pensamento dualista, derivado do gnosticismo, não enfatizava a tradicional tensão entre o bem e mal, mas se dava entre a justiça e o amor. O Deus do Antigo Testamento, a seu modo de ver, era justo, e o do Novo Testamento era amoroso, descontinuando assim o Cristianismo e de suas raízes históricas. (1) Jesus veio trazer a essência da verdadeira religião que não era a justiça como executada pelo Deus do passado, mas trouxe o amor.

Trocando em miúdos, tem sido dito que a justiça e seus desdobramentos não conseguem nem devem conviver com o amor. A tendência natural hoje em dia, dadas as convenções e concessões que os setores liberais da Igreja têm feito, é excluir a justiça como agente na experiência cristã e eleger somente o amor como critério validador dessa experiência. Erro marcionista com pelo menos dois mil anos de existência.

Sabemos que o amor é o bem maior, é mandamento, e deve pautar as ações mais nobres que pudermos realizar. A justiça, no entanto, não pode ser compreendida como a vilã porque o mesmo amor que rege as ações cristãs pressupõe a justiça. Ambos, amor e justiça, são virtudes inseparáveis que compõem o paradoxo do Cristianismo: felizes os que choram, é preciso perder para ganhar, aquele que morrer viverá entre tantos outros.

Vejo pregadores e escritores que amputam a justiça e o juízo de seus discursos como se fizessem um favor a seus ouvintes e leitores, ou mesmo ao próprio Cristianismo. Nada mais herege. Justiça e amor são claramente demonstrados na vida de fé, nas Escrituras e na história; eliminar um em função do outro para adequar-se aos discursos pós-modernos de inclusão, de tolerância e de igualdade é o mesmo que privar ou sonegar a experiência mais ampla e completa com a própria essência da fé, do religare e do autêntico Cristianismo.

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos” (Mt 5.6).

(1) OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de. História da Igreja. Campinas: FAETAD, 2000, p. 42.

Siga-me no Twitter: @magnopaganelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário