sábado, 22 de outubro de 2011

Meus 20 anos na Assembleia de Deus Bom Retiro

Estou virando uma longa e importante página da minha vida. No último sábado, dia 22 de outubro, após uma tranqüila reunião com o Pr. Jabes, desliguei-me oficialmente da denominação onde, desde a minha conversão, em agosto de 1991, aos vinte e quatro anos de idade, eu fui discipulado até chegar a funções pastorais e de ensino.

Na ADBR eu fui recebido para ser cuidado pelo Pr. Orlando Silva, que na ocasião estava à frente da Missão Brilho Celeste, braço paraeclesiástico da Igreja, que atuava no ministério de espiritualidade. Por algum tempo também fui discipulado pelo então pastor de jovens, o hoje Pr. Marcos Rodrigues, que hoje dirige a filial em Mogi das Cruzes-SP.

Anos depois, fui indicado pelo Pr. Jeiel Braga ao pastorado, tendo sido ordenado em junho de 1996 pelo Pr. Daniel Costa, que na ocasião assumia interinamente o ministério enquanto o Pr. Jabes de Alencar residia e desenvolvia seu ministério temporariamente nos EUA. Naquele ano, juntamente com o Pr. Gildásio, inauguramos e iníciamos a filial do bairro Casa Verde, em São Paulo. Os três anos que estive na Casa Verde foram os mais intensos no meu ministério. A igreja existe ainda hoje e conta com algumas centenas de membros.

Em 1999 retornei à sede, onde estive com o Pr. Daniel Costa no trabalho da Escola de Treinamento de Ministério por um ano.

Depois, de 2003 a 2005 atuei ao lado do Pr. Rubinho no ministério com os jovens, quando a Igreja contava cerca quinhentos deles em seu departamento. Foi um período de aprendizado para mim.

Mais à frente, em 2005, assumi uma classe na EBD, na gestão do Pr. Abraham Marcus. Depois, sob supervisão do Pr. Marcio Cilas de Gregório, servi na EBD como consultor teológico, braço da Superintendência, a qual vim assumir em agosto de 2009, depois de seis meses interinamente. Admito ter sido o período que mais me dediquei, pois já com mais maturidade, podia dedicar-me ao que entendo ser meu ministério, o ensino. Foi na EBD que minhas raízes se aprofundaram com maior vigor, tanto no desenvolvimento e contribuição à igreja local, quanto no relacionamento e nas amizades que pude fazer e manter. Sou devedor a cada um dos professores, secretários e alunos. Vocês têm ensinado por meio do seu comportamento e dedicação. Quero destacar o apoio incondicional de cada professor e dos secretários, Ananias e Abigail, Welbe e Leiliane. Sou devedor a vocês.

Na ADBR não tive problemas pessoais com qualquer dos irmãos, os quais tenho em meu coração, todos eles. Alguns mudaram-se de nossa igreja, mas todos serão sempre a minha família espiritual.

Destaco o nome do Pr. Aécio Ribeiro Filho, para mim um exemplo e referência como cidadão, como cristão, pai, pastor, estudioso. Pessoa brilhante, daquelas que, se fosse possível reproduzir várias cópias, teríamos um mundo melhor.

Quero destacar, também, o Pr. Jabes de Alencar, pelo que representa no cenário evangélico nacional e, mais importante, pelo ministerio iniciado há trinta anos (completados neste 2011), o qual deu e tem dado oportunidade a milhares de conversões, dentre as quais a minha. Admito que pude aprender muito com a sua postura no púlpito, de onde extraí exemplos, conceitos e a visão. Como liderado que fui pelo seu pastorado, posso dizer que muito do que é dito contra a sua pessoa não condiz com a verdade, e eu sei muito bem, pois por vinte anos estive com ele. Nossas diferenças de metodologia são menores do que nossas convicções, ou nas suas palavras, "o que nos une é maior do que o que nos separa".

Certamente estou cometendo injustiças, deixando de fora outros nomes importantes de pessoas próximas. Mas a todos, membros, lideranças locais e das filiais, os diáconos e diaconisas, amigos, irmãos e companheiros, a minha sincera gratidão pelo carinho, pela atenção e pela paciência de todos comigo, com minha esposa Roseli e com meu filhote Magninho. Nos separamos temporariamente na esperança de sermos reunidos em breve. Essa é a nossa carreira e vamos vencê-la, todos nós.

Que o Criador continue orientando e abençoando-nos sempre e em todas as coisas.

Pr. Magno Paganelli e família.

3 comentários:

  1. Amd amigo/irmão, sua saída deixa uma lacuna insubstituível. Lamento profundamente. Muito insisti para que este dia não chegasse, embora não tenha alimentado expectativas do contrário. Mas sei também de sua utilidade no Reino - que é muito maior que uma Denominação - e que vc prestará ao Senhor o serviço que Ele espera. Fico muito honrado por ter citado meu nome em seu texto de despedida e digo que é recíproco o carinho e o respeito. Oro para que vc e a irmã Roseli permaneçam sempre firmes e constantes, de modo que o Magninho tenha a referência correta do alvo ao qual chegar.

    Como vc bem o disse, o que nos une é muito maior que uma Denominação. Permaneço te amando muito, a você e sua família. Deus encontre em vc a cada dia o espaço de que Ele precisa para habitar, gerar, construir ou desconstruir, e que, através de vc Ele se torne conhecido para muitos outros. A jornada continua!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite irmão Magno! Não sei o que motivou sua saída desta denominação,mas desde já garanto a você que não vai faltar aluno ou simplesmente servo para ouvir os seus ensinamentos. Eu também me desliguei a pouco tempo da igreja a qual eu congregava; não foi por briga ou qualquer desentendimento, apenas não concordo com o evangelho que está sendo pregado em grande parte das igrejas. Decidi então seguir o meu caminho, ou melhor, o caminho correto, Jesus Cristo e o seu evangelho puro e simples. Deus te ABENÇOE AMADO.

    ResponderExcluir
  3. Fico muito triste com a sua saída, como aluno do ETM entendo que não só eu mas como meus irmaõs de classe perdemos muito não o tendo mais como professor.
    A qualidade das informações o conhecimento profundo da palavra, o amor no ensino, entre outros são com certeza são marcas de seu ministério.

    Agradeço a Deus por ter sido seu aluno, e receber conhecimento e ministração em suas aulas

    Que Deus o abençoe.

    seu irmão em cristo

    Eduardo Carretero

    ResponderExcluir