quarta-feira, 8 de junho de 2011

Você tem medo de quê?

A Bíblia nas suas línguas originais (hebraico e grego) usa três diferentes termos que foram traduzidos para o português por medo ou temor. Os três vocábulos gregos traduzidos por medo são:


- Deilia, o sentido negativo do medo (como em Gênesis 3.10)
- Fobos, de onde vem fobia; sua característica é neutra no texto bíblico.
- Eulábeia, quetraz o sentido de temor como reverência para com Deus (Hb 12.28).

A medicina verifica que o medo traz problemas fisiológicos, muitos deles. Dores, enfermidades, problemas gástricos e muitos outros. E o medo pode manifestar-se de modos diversos:

– Ciúmes: medo de perder algo. Caim tinha medo de não ser aceito por Deus e por inveja, matou a seu irmão que era aceito pelo Senhor.
– Suicídio: ocorre por medo de enfrentar algum problema futuro ou por reconhecer uma grande derrota (Elias sentiu medo do futuro em 1Re 19.14).
– Pânico (Mt 14.26; Mc 6.50).
– Medo da morte.
– Medo da solidão (Js 1.1-2; 2 Tm 4.9, 10 e 11).
– Medo de empobrecer: é o apego aos bens materiais (Hb 13.5).
– Medo de não ser perdoado (1Jo 1.7).

Quando alguém está com medo sua mente não descansa e vive à procura de subterfúgios. “Me escondi, porque... tive medo”, disse Adão, após ser descoberto pelo Senhor, no jardim.

O medo produz tormento (1Jo 4.18), afasta as pessoas das atividades normais, e faz as pessoas se esconderem e se retraírem (Gn 3.8-10).

Se a fé não lançar fora o medo, o medo lançará fora a fé. Por isso, é preciso buscar sempre uma consciência pura diante de Deus (Rm 14.23). Fortalecer os laços com o Senhor e nas suas promessas nos fará lançar fora o medo. Confie nas promessas de Deus (Fp 3.13 e 14).

Alguém já disse que a Bíblia traz a expressão “não temas” por 365 vezes, isto é, uma para cada dia do ano; não conferi isso para certificar-me se é verdade. Mas sei que, mesmo que isso não seja assim, o Senhor está conosco 366 dias, até nos anos bisextos Ele não se afasta de nós.

Busque a paz em meio à tribulação. Jesus orou por nós assim: “Livra-os do mal” (Jo 17.15). Confira os testemunhos dos grandes homens de Deus para ter sua esperança renovada (2Co 4.8 e 9; Fp 4.12 e 13), e medite sempre na Palavra do Senhor (Js 1.7 e 8).

Normalmente o medo é consequência imediata do pecado. Ele não vem de Deus, “pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2Tm 1.7).

Siga-me no Twitter: @magnopaganelli e @ArteEditorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário