quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Curso de Vocação e Foco Ministerial


Prezados, desde o dia 15 de fevereiro início a nova turma do curso à distância que estou ministrando no Seminário do Sul sobre Vocação e Foco Ministerial. Estamos na primeira semana e ainda dá tempo para quem quiser inscrever-se (www.seminariodosulonline.com.br). A ementa do curso está abaixo.

EMENTA
Um estudo do tema vocação como a Bíblia o apresenta, considerando seus elementos constitutivos tais como chamado, capacitação, dons naturais, dons espirituais e dons ministeriais. Inclui a compreensão do que é o serviço cristão, porque devemos servir e a quem servimos, a motivação para servir, sejam pessoas ou atividades e o perfil do servo.


A abordagem é biblicamente centrada, considerando a cosmovisão cristã bem como textos do Novo Testamento e exemplos de personagens das Escrituras. Lida vastamente com os textos de Romanos 12, 1Corintios 12 e Efésios 4, que tratam dos dons espirituais e ministeriais, capacitações para o serviço no ministério.

As citações bibliográficas são vastas e inclui o levantamento de dons, elaborado pela Rede Ministerial (usado com autorização), da Willow Creek.

RELEVÂNCIA
Quando o autor deste curso começou a ministrar nas igrejas sobre o tema “chamado” e “vocação”, pode perceber que havia muitos irmãos e irmãs interessados e preocupados em servir ao Senhor e fazer a sua obra, mas pairava sobre suas mentes a dúvida sobre se realmente haviam sido chamados, comissionados e vocacionados por Deus para algum ministério. A inquietação desses irmãos levou-o a reunir material e selecionar textos que pudessem esclarecer as dúvidas mais prementes dos irmãos e irmãs, dando indicações, testemunhos e segurança sobre o chamado e sobre quais funções deveriam desempenhar no Corpo de Cristo.


Paulo afirma que fomos salvos para as boas obras; assim, servir é a principal consequência e resultado esperado daquele que entende ter sido salvo. Desse modo, a elaboração deste curso contempla não apenas o núcleo do tema ― vocação, como também prepara o participante para algo mais abrangente e sólido em sua vida espiritual.

A partir da compreensão bíblica de que todos fomos ungidos e chamados para servir, a proposta deste curso contempla as cinco perguntas sobre o chamado, o entendimento do serviço de todos os cristãos (sacerdócio universal) e de que modo ele se dá sob a direção do Espírito, o serviço como cooperação no Corpo (interdependência), o que dá ocasião para a exposição sobre os dons – espirituais, ministeriais e outros dons prováveis – as principais ferramentas recebidas por meio das quais todo trabalho é aperfeiçoado. Veremos, ainda, o chamado no Novo Testamento e exemplos de como o Senhor chama seus servos e o papel da comunidade no estabelecimento do chamado cristão para o ministério.

AUTOR E TUTOR
Magno Paganelli é:

- Formado em Publicidade
- Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida em Vitória-ES
- Pós-graduado em Novo Testamento
- Professor de EaD no Seminário do Sul
- Professor na Escola de Treinamento de Líderes, em São Paulo
- Superintendente da Escola Bíblica Dominical da AD Bom Retiro, que conta com a média de 350 alunos em suas reuniões
- Escritor, autor de mais de 20 livros, dentre os quais E Então Virá o Fim (Prêmio ABEC), Estive Preso mas não Estive Só (Prêmio Areté), O Pai Nosso (finalista do Prêmio Areté), É Cristã a Igreja Evangélica?, Qual a Sua Função no Corpo de Cristo?
- editor da Arte Editorial.

Publicações:
• É cristã a igreja evangélica?
• E então virá o fim
• Conhecedores do bem e do mal
• Estive preso mas não estive só
• 100 esboços de Gênesis a Apocalipse, vol. 1
• 100 esboços de Gênesis a Apocalipse, vol. 2
• Socorro, minha igreja se dividiu!
• O livro dos diáconos
• Qual a sua função no corpo de Cristo
• O dízimo: o que é e para que serve?
• O pai nosso
• Onde estava o Cristo
• Devocional do adorador
• Os milagres de Jesus
• A cura pelo poder da fé
• Alimentando a fé
• A arte de ser feliz apesar da solidão
• Gospel kids vols 1 e 2

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
SEMANA 1 – O SERVIÇO COMO MOTIVAÇÃO


a) o perfil do servo
b) como devemos servir
c) paixão, dom e estilo
d) fé dinâmica
e) Jesus, o Rei, foi servo
f) servimos para glorificar a Deus e atender o seu chamado

SEMANA 2 – VOCAÇÃO E CHAMADO
a) segundo a Bíblia, como deus escolhe alguém?
b) três servos, três visões
c) o chamado no Novo Testamento

SEMANA 3 – DONS
a) dons relacionados em Romanos 12
b) o propósito específico dos dons espirituais
c) como posso identificar meu dom espiritual?

SEMANA 4 – ESTUDO EM 1CORINTIOS 12 E EFÉSIOS 4
a) dons espirituais relacionados em 1Corintios 12
b) outros dons espirituais prováveis
c) dons ministeriais relacionados em Efésios 4
d) outros ministérios citados por Paulo

SEMANA 5 – COMPOSIÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO
a) a partir dos textos lidos, dos áudios e dos fóruns onde foram trocadas experiências e dirimidas quaisquer dúvidas, elaborar e redigir trabalho de no mínimo 2 e no máximo 6 páginas em formato A4.
b) revisão dos questionários e avaliação
c) Revisão geral do curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário